Loja Santa Barbara D’ Oeste

(19) 3464-9090
sbdoeste@luitex.com.br

Loja Americana

(19) 3475-9490
americana@luitex.com.br

Loja Sumaré

(19) 3883-8300
sumare@luitex.com.br

Loja Mogi Guaçu

(19) 3811-9090
mogi@luitex.com.br

Escritório Comercial São Paulo

(11) 3192-9090
sp@luitex.com.br

Atendimento Exclusivo Site

(19) 3475-9445
atendimento@luitex.com.br

Luitex Máquinas e Ferramentas
Menu
Artigo | Conheça suas classes de emprego e saiba qual comprar.

O Multímetro é um equipamento utilizado para fazer a medição da resistência, tensão ou corrente elétrica. Com este aparelho você também consegue medir a capacitância, temperatura, frequência de sinais alternados, dentre outras grandezas elétricas. Hoje, o mercado oferece multímetros analógico e digital e possuem classes de emprego (categoria) e finalidade. Os valores a serem pagos por este equipamento variam e nem sempre o mais barato é adequado para a sua necessidade.

A classificação do multímetro é padronizada e algumas características foram estabelecidas na construção do equipamento, em relação a sua aplicação, e estão associadas a exposição do equipamento sobre tensões (transientes). O dispositivo é classificado através da distância a qual está sendo aplicado, a partir da fonte de energia.

Existem 4 categorias de classificação: Cat I, II, III e IV e fazem referência a capacidade de o equipamento suportar os surtos de tensão elétrica que ocorrem num intervalo de tempo muito pequeno, os chamados transientes. Quanto maior a categoria, maior é a resistência a um surto da rede elétrica, trazendo mais segurança ao operador.

Os multímetros da Cat I fazem referência as medições de baixa tensão e são utilizados em circuitos isolados da rede elétrica e oferecem a menor proteção ao profissional. A Cat II engloba os equipamentos utilizados em medições locais, como exemplo, os eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos de baixo e médio consumo, e na análise de circuitos de equipamentos portáteis. Sendo assim, seu uso não é recomendado em instalações de rede elétrica.

Na Cat III estão relacionados os equipamentos conhecidos como de nível de distribuição, e o multímetro será utilizado na verificação de tensões nas tomadas localizadas em ambientes residenciais e comerciais ou em iluminação em circuitos de distribuição destes ambientes. E a Cat IV é a que possui o maior nível de categoria de emprego e o que apresenta mais proteção e segurança ao profissional. São utilizados em painéis de distribuição, instalações subterrâneas e redes em áreas externas.

Agora que você já conhece a aplicação do multímetro em cada categoria, é hora de escolher o equipamento adequado. Basicamente, a escolha do multímetro está relacionada a exposição do profissional à fonte de energia: quanto mais próximo estiver da fonte de energia elétrica que alimenta o local em que você está, mais alta deve ser a categoria, pois maior é o risco dos transientes causarem problemas. Também deve ser observada a classificação de tensão de cada multímetro.

Na hora da compra, adquira um produto não só pelo valor ou pela marca, mas leve em consideração a categoria de emprego do multímetro que trará maior segurança ao profissional.

Gostou das nossas dicas? Então, confira todas as nossas linhas de multímetro, acesse já www.luitex.com.br

SERVIÇOS LUITEX